quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A extinção

Os humanos no seu dia-a-dia fazem as coisas mais fáceis e mesmo assim sentem dificuldade em controlar-se.
Todos os dias saímos de casa e pensamos em voltar, mas e os animais em vias de extinção não têm uma casa para onde voltar.
Devido a ganância e a evolução dos humanos todos os anos destruímos milhares de hectares de florestas o que prejudica em massa todos os seres vivos que nelas habitam.

Será possível que num mundo próximo quase que haverá espaços verdes no nosso caminho em direcção ao progresso já eliminamos da face da Terra muitas espécies animais.
Nunca terá fim este caminho de destruição até que as pessoas tenham consciência.
Para por fim a esta campanha de destruição será necessário tomar iniciativa como:
1º- Tirar da Natureza os material mais lentamente do que eles se demoram a formar.
2º-Preservar as espécies em vias de extinção.
3º-Diminuir o consumo de animais.

Axioma de Richard Heinberg - 3


3. Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

Este axioma foi mencionado (com algumas variantes) por muitos economistas e ecologistas, e é a base da "silvicultura de rendimento sustentado" e da gestão dos recursos pesqueiros de "máximo rendimento sustentável". Continuam os esforços para refinar este princípio essencial de sustentabilidade.

O termo "taxa de reposição natural" requer alguma discussão. O primeiro indício de que a taxa de captura é superior à taxa de reposição natural, é o declínio da reservas dos recursos de base. Porém, um recurso pode estar em declínio por diferentes razões das provocadas por sobre-captura; por exemplo, uma floresta que não seja tratada pode ser dizimada pela doença. Não obstante, se um recurso estiver em declínio, para que se consiga atingir o ponto de sustentabilidade, é requerido que a taxa de captura seja reduzida, independentemente da causa do declínio do recurso. Por vezes, para que o recurso tenha tempo suficiente para recuperar, as capturas deverão diminuir drasticamente numa taxa muito superior à taxa do declínio do recurso. Este foi o caso relacionado com o comercio da baleia e de espécies de peixes que foram sobre-capturadas até ao ponto próximo do esgotamento, o que requereu uma moratória interditando por completo a sua captura para o restabelecimento da população – as espécies não conseguem recuperar quando a população reprodutora restante é muito pequena.

O Axioma 3 está relacionado com a terceira condição de O Passo Natural.
http://resistir.info/energia/5_axiomas.html#notas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Onde isto nos levará?


Como toda a gente sabe o nosso planeta actualmente alberga por volta de 2 biliões de pessoas e já e difícil sustentar tanta gente e então imagem u m mundo onde existe um humano por cada metro quadrado. Sim sei que é difícil acreditar mas no futuro pode ser uma realidade bem real e existente.
Se esta situação se tornar real imaginem um mundo onde praticamente não existia civilização onde a escassez de comida irá conduzir a revoltas, manifestações, guerras civis será que praticamente o fim do mundo.
A esse ritmo o nosso planeta não demorará muito até entrar em colapso total será insuportável.
Devemos tomar medidas agora antes que seja tarde de mais devemos moderar a forma como temos filhos, temos de ser mais conscientes em relação ao planeta e ao seu recurso naturais, independentemente do número de habitantes, devemos ter em consideração o que gastamos e tirar da Terra apenas aquilo necessita-mos e não em excesso.
Mas isto é o inicio temos de todos contribuir para um Mundo melhor , para um Mundo melhor para mim, para Ti , para toda a Gente a volta do Mundo.

O Axioma de Bartlett


2. (O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria).

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Maneiras de prevenir o infanticidio na Tikopia


1º - Controlo dos nascimentos através de métodos contraceptivos. Exp : Pílula

2º - Uso de preservativo durante relações sexuais.

3º - Melhorar as infra-estruturas em caso de desastres naturais.

4º - Aumento da produção de alimentos.

5º - Partilha de bens entre a comunidade o que previne a ganância e a escassez de alimento.